IFRS Foundation conclui consolidação da Value Reporting Foundation

01
ago

A Fundação IFRS anunciou hoje a conclusão da consolidação da Value Reporting Foundation (VRF) na Fundação IFRS. Ele segue o compromisso assumido na COP26 de consolidar a equipe e os recursos das principais iniciativas globais de divulgação de sustentabilidade para apoiar o novo trabalho do International Sustainability Standards Board (ISSB) da Fundação IFRS para desenvolver uma linha de base global abrangente de divulgações de sustentabilidade para os mercados de capitais.

Os Padrões SASB da VRF servem como um ponto de partida fundamental para o desenvolvimento dos Padrões de Divulgação de Sustentabilidade IFRS, enquanto a Estrutura de Relato Integrado fornece conectividade entre demonstrações financeiras e divulgações financeiras relacionadas à sustentabilidade.

A consolidação atende à demanda do mercado – inclusive de empresas, investidores e reguladores – para simplificar o cenário de divulgação de sustentabilidade e segue a consolidação do Climate Disclosure Standards Board (CDSB) na IFRS Foundation no início deste ano.

O ISSB, que agora governa os Padrões SASB, está incorporando a abordagem baseada na indústria dos Padrões SASB em seu processo de definição de padrões, bem como abordando a aplicabilidade internacional dos Padrões SASB como uma prioridade. O ISSB incentiva as empresas e investidores a continuar a fornecer suporte completo e uso dos Padrões SASB.

O International Accounting Standards Board (IASB) da Fundação IFRS e o ISSB agora assumem a responsabilidade conjunta pela Estrutura de Relatório Integrado e estão trabalhando juntos para chegar a um acordo sobre como construir e integrar a Estrutura de Relatório Integrado em seus projetos e requisitos de definição de padrões. O ISSB e o IASB incentivam ativamente a adoção contínua do Integrated Reporting Framework para impulsionar relatórios corporativos de alta qualidade.

A Fundação IFRS está focada na participação contínua do mercado no desenvolvimento das Normas de Divulgação de Sustentabilidade das IFRS, bem como na conectividade nos relatórios exigidos pelo IASB e pelo ISSB. Para promover esse envolvimento do mercado e impulsionar o diálogo contínuo, os órgãos consultivos da Value Reporting Foundation, programas e redes de educação, associação e licenciamento continuam sob a Fundação IFRS.

Conforme anunciado anteriormente, vários diretores do conselho da VRF farão a transição para funções de consultor para observar as reuniões de curadores da Fundação IFRS e para participar de um recém-formado Grupo Consultivo de Transição da Fundação IFRS.

Erkki Liikanen, presidente dos curadores da Fundação IFRS, disse:

“Estou muito satisfeito que a Fundação IFRS tenha finalizado a consolidação com o VRF. Essa consolidação segue a consolidação bem-sucedida do Climate Disclosure Standards Board em fevereiro. Essas consolidações nos ajudam a responder à demanda das partes interessadas e cumprir o compromisso que assumimos na COP26 – harmonizar o cenário de divulgação de sustentabilidade e aproveitar o trabalho das iniciativas de relatórios existentes.”

Richard Sexton e Robert K Steel, co-presidentes do Value Reporting Foundation Board, comentaram:

“A Estrutura de Relatórios Integrados e os Padrões SASB foram desenvolvidos para atender à demanda do mercado por ferramentas eficazes de relatórios e gerenciamento. Sua adoção em todo o mundo permitiu que as empresas entregassem voluntariamente informações comparáveis, consistentes e confiáveis ​​aos investidores. Agora, olhamos para um futuro sob a Fundação IFRS em que essas ferramentas podem ajudar a fornecer uma linha de base global para divulgação de sustentabilidade, conectada às demonstrações financeiras. Sabemos que a equipe VRF, ao assumir novas funções ao lado de colegas da Fundação IFRS, está pronta para enfrentar esse novo desafio e cumprir essa missão. Contamos com o apoio contínuo de nossos stakeholders em todo o mundo para nos permitir atingir esse objetivo.”