Notícias

Informamos que para otimizar as agendas dos participantes e palestrantes o evento sobre a Jornada das empresas brasileiras em Relato Integrado, que seria realizado em 09/06/2017 foi incorporado à reunião trimestral da Comissão.

Lembramos que a Reunião será realizada no dia 22/06, para mais detalhes e confirmação de presença, clique aqui

Newsletter do IIRC

Reunião do Conselho do IIRC em Nova York

O Conselho do IIRC realizou sua primeira reunião de 2017 em Nova York, mobilizando membros do conselho de todos os cantos do globo para apoiar e aconselhar a equipe do IIRC enquanto o movimento em direção ao Relato Integrado continua crescendo em todo o mundo.

Os membros do Conselho discutiram o processo de implementação da Estrutura do , os planos para concentrar os esforços na criação um sistema de relato corporativo alinhado e a tendência crescente de compreensão, mensuração e articulação dos fatores de criação de valor a longo prazo.

O Conselho recebeu contribuições de vários membros e do convidado Marc Panucci, Vice-Contador Chefe da SEC, sobre essas questões.

A Associação de Contadores Públicos Certificados (ACCA) e o Instituto de Contadores Gerenciais (IMA) realizaram um evento que reuniu líderes do mundo da contabilidade no mesmo período da reunião do Conselho. Os presidentes do ACCA e do IMA falaram sobre os benefícios do Relato Integrado e o seu compromisso de apoiar o seu desenvolvimento. Rachel Grimes, Presidente da Federação Internacional de Contadores, também participou do evento, onde afirmou: "Acreditamos que o Relato Integrado seja a base para um sistema de relato corporativo mais coerente, apropriado para o século XXI, um componente importante do capitalismo responsável e organizações mais resilientes".

O Diálogo do Relato Corporativo, que reúne as maiores entidades responsáveis pelo desenvolvimento de estruturas e normatização do relato corporativo, também se reuniu em Nova York. Ian Mackintosh, Presidente do Diálogo do Relato Corporativo, afirmou: "Estou muito feliz com a inclusão de dois novositens no programa durante a reunião. O primeiro fala sobre os benefícios da transparência, enquanto o segundo discute como as metas de desenvolvimento sustentável são uma base comum para todas as estruturas e normas. Esses projetos começam um processo que trará uma nova urgência ao alinhamento das métricas entre as diferentes estruturas e normas.

Relatório da ACCA conclui que o Relato Integrado ajuda a melhorar o desempenho de negócios e relacionamentos com partes interessadas

Um relatório produzido pela ACCAchamado ‘Insights into Integrated Reporting (Insights sobre o Relato Integrado)‘ conclui que as empresas que adotam o Relato Integrado percebem benefícios organizacionais, reputacionais e comerciais tangíveis.

O documento apresenta uma análise de mais de 40 relatórios corporativos de todo o mundo - todos participantes da Rede de Negócios do - incluindo entrevistas com alguns dos redatores de relatórios. Os benefícios mencionados incluem pensamento mais integrado, mais clareza sobre questões de negócio e desempenho, melhora da reputação corporativa e relacionamentos com partes interessadas, maior eficiência no relato e no engajamento dos funcionários e aumento da margem bruta.

O relatório também considerou os aspectos do relato que ainda precisam ser aperfeiçoados, incluindo desafios na identificação e articulação de valor, integração da conectividade e conciliação das necessidades das várias partes interessadas.

Yen-Pei Chen, da ACCA, disse: "Nossa pesquisa encontrou apoio entusiasmado às metas do entre líderes de negócios, mas também identificou barreiras específicas à melhora do relato. Espero que as nossas descobertas guiem as ações de normatizadores, reguladores, associações profissionais e pesquisadores para ajudar a remover essas barreiras. Ao mesmo tempo, espero que isso dê às empresas e às organizações do setor público a confiança para embarcar em sua jornada de Relato Integrado."

Ao comentar o relatório, Richard Howitt, CEO do IIRC, afirmou: "Enquanto o número de empresas que adota o Relato Integrado cresce em todo o mundo, esse estudo mostra que há também um esforço para melhorar a qualidade dos relatos integrados, não só aumentar o seu número. Ele também mostra as vantagens concretas não só de adotar o Relato Integrado, mas também de participar da Rede Internacional de Negócios do para aprender com seus outros membros e defender a mudança global."

O Novo Código de Governança Corporativa da Malásia encoraja empresas à avançar em direção ao Relato Integrado enquanto a adoção também cresce nas Filipinas

As empresas malaias estão sendo encorajadas a adotar o Relato Integrado como parte do Código de Governança Corporativa da Malásia, publicado pela Comissão de Valores Mobiliários do país. Esse lançamento foi muito bem recebido pelo IIRC, pois representa um acontecimento importante em um país que está usando o relato corporativo e a reforma da governança para acelerar sua ambição de alcançar o status de economia desenvolvida até 2020.

O CEO do IIRC, Richard Howitt, participou de uma mesa-redonda de empresas malaias durante sua visita recente à Comissão de Valores Mobiliários da Malásia e ao Instituto Malaio de Contadores.

A Malásia é um membro importante do grupo econômico ANSEA, que abrange dez economias do sudeste asiático, e é cada vez mais vista como uma porta de acesso à China e outras economias asiáticas. Um número crescente de empresas malaias está caminhando rumo ao Relato Integrado para atrair capital e melhorar sua comunicação com os principais stakeholders.

O Instituto Malaio de Contadores estabeleceu um Comitê de Orientação para o Relato Integrado e desenvolveu um plano para 100 empresas malaias adotarem o Relato Integrado até 2019. Até agora, 30 grandes empresas já se comprometeram a adotar o Relato Integrado, incluindo a bolsa malaia (Bursa Malaysia), que publicou seu relatório integrado em março de 2017.

O Relato Integrado está cada vez mais se tornando um princípio da governança corporativa do século XXI, frequentemente citado em códigos, à medida que os reguladores buscam estimular um diálogo significativo entre empresas e investidores com foco nos fatores estratégicos da criação de valor a longo prazo. O apoio ao Relato Integrado pela Comissão de Valores Mobiliários da Malásia mais uma vez comprova essa tendência.

Ao comentar a divulgação deste código, Richard Howitt, CEO do IIRC, declarou: "Estou muito contente por a Malásia estar se unindo à longa lista de países que reconhecem o valor real da adoção do Relato Integrado pelas empresas. Países em desenvolvimento ao redor do mundo veem a Malásia como um grande modelo de como acelerar a transição para uma economia totalmente desenvolvida e eu encorajo todos a seguir o exemplo da Malásia no uso de governança corporativa e reforma do relato para liberar potencial novo no mercado."

Em março de 2017, Howitt esteve na Malásia, onde se encontrou com grandes empresas, investidores e reguladores desse país.

O Relato Integrado também foi incluído no Código de Governança Corporativa das Filipinas, que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2017. A inclusão do Relato Integrado encorajou empresas locais a usar a Estrutura Internacional do e a Ayala Corporation, um dos maiores e mais antigos grupos empresariais das Filipinas, publicou seu relatório integrado no mês passado. O fato de a Ayala Corporation já ter adotado o Relato Integrado é um sinal importante para outras empresas da região.

O CEO e Presidente do Conselho da Ayala Corporation, Jaime Augusto Zobel de Ayala, disse: "A Estrutura do possibilitou que o grupo elevasse seus padrões de responsabilidade e administração. O Relato Integrado permitirá uma melhor comunicação da nossa criação de valor por meio da estabilidade financeira e de metas de desenvolvimento sustentável."

O Presidente do IASB fala na reunião do Conselho do IIRC

Na reunião do Conselho do IIRC, o Presidente do Conselho Internacional de Normas de Contabilidade (IASB), Hans Hoogervorst, discutiu a abordagem atual do IASB para um relato corporativo mais amplo e qual deve ser o seu papel no futuro.

Hoogervorst reforçou o compromisso assumido no ano passado de colaboração com o Diálogo do Relato Corporativo e com o Conselho Internacional para Relato Integrado. Ele declarou: "Reconhecemos que os relatórios financeiros de propósito geral não são feitos para mostrar o valor da entidade e que os usuários precisam de outras fontes de informação para fazer suas projeções". Ele acrescentou: "Os usuários precisam de informações sobre os ativos intangíveis das companhias - modelo de negócios estratégico ou conhecimento técnico... Em geral, os usuários buscam mais informações sobre o futuro do que as demonstrações financeiras oferecem atualmente. Esses elementos geralmente são incluídos no Relato Integrado".

"Minha conclusão é que o relato financeiro e o relato integrado têm muita coisa em comum", continuou e enfatizou que acredita que o sucesso do Relato Integrado depende da manutenção do caráter não obrigatório dos Practice Statements.

O IIRC comprometeu-se a continuar trabalhando próximo ao IASB enquanto considera o seu papel no ambiente do relato corporativo mais amplo.

Treinamento de IR

O treinamento de IR desenvolve as habilidades das pessoas e capacita as organizações para implementar o Relato Integrado.

O treinamento tem sido oferecido em todo o mundo pelos Parceiros da Fundação - veja aqui as próximas sessões.

A GRI e o IIRC trabalham juntos para melhorar o relato das empresas

O IIRC e a GRI realizaram o primeiro de uma série de eventos relacionados ao seu Grupo de Liderança Corporativa 2017. O evento foi realizado na Holanda e reuniu líderes do relato corporativo que estão buscando a adoção das Normas GRI e da Estrutura do .

Aramex, CDL, Groupe Renault, Honda, ING Group, Munich Airport, Norsk Hydro e Solvay estavam entre os participantes.

Os CEOs do IIRC e da GRI falaram sobre o diálogo contínuo e a colaboração entre as duas organizações, destruindo o mito de que é preciso escolher entre adotar as Normas GRI ou a Estrutura do , além dereforçaremo compromisso das duas organizações de garantir que o mundo todo entenda que as duas abordagens são complementares.

A GRI e o IIRC são participantes importantes do Diálogo do Relato Corporativo, que reúne oito dos maiores normatizadores e desenvolvedores de estrutura para responder à demanda do mercado por mais coerência, consistência e comparabilidade entre as estruturas, normas e exigências de relato.

A próxima reunião do Grupo de Liderança Corporativa da GRI e do IIRC será realizada em Londres em junho de 2017 para explorar a abordagem multicapital e discutir como satisfazer as necessidades crescentes e cada vez mais abrangentes dos investidores.

Novo Comitê Africano do Relato Integrado para aumentar a adoção e conscientização no continente

O Comitê Africano do Relato Integrado foi lançado com representantes de Botswana, Namíbia, Maurício, Nigéria, África do Sul, Marrocos e Quênia para promover e apoiar a adoção e implementação do Relato Integrado na África.

O Comitê foi lançado na AGO da Federação Pan-Africana de Contadores realizada em Uganda como parte do 4º Congresso Africano de Contadores.

Todos os sete países foram reconhecidos como potenciais implementadores de uma reforma rumo ao Relato Integrado no futuro e por já possuírem um relato corporativo maduro.

O Professor Mervyn King foi nomeado Presidente do Comitê após liderar o desenvolvimento do Relato Integrado em todo o mundo. King hoje é Presidente do Conselho do IIRC e é amplamente reconhecido como um dos pensadores mais importantes do mundo no campo da governança corporativa, relato e sustentabilidade.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Muito obrigado pelo seu feedback sobre a implementação da Estrutura Internacional do . Estamos analisando as respostas e vamos compartilhar esse feedback com você em breve!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Publicações da equipe do IIRC:

Jonathan Labrey, Diretor de Estratégia do IIRC: ‘Internet e fluxo - megatendências, microtendências e relato corporativo

Neil Stevenson, Diretor Administrativo - Implementação Global do IIRC: ‘A defesa e o alinhamento são essenciais para aumentar a relevância do relato corporativo

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Este mês na mídia: ‘Respondendo ao desafio da informação‘ Jack Craze, Supervisor de Criação da Stratton Craig

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O futuro do relato corporativo‘ Hilde Blomme, Vice-CEO da Accountancy Europe

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A AXA publica seu primeiro relato integrado: um compromisso de longo prazo ‘ Alice Steenland, Diretora de Responsabilidade Corporativa & Sustentabilidade, Grupo AXA

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A General Electric divulgou seu segundo Relato Integrado e afirmou: "O relatório integrado resumido mostra aos investidores a GE pelo olhar da administração."


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------